terça-feira, 29 de maio de 2012
Hardcore Breakbeats: Jungle, Drum n Bass e Dubstep
O Jungle, sonoramente falando, se trata dessas batidas do hardcore breakbeat, com fusões do ragga, dub, funk, e sons presentes na música jamaicana. A hipótese mais conhecida pelo aparecimento do nome jungle é a de que tal nome se refere justamente do gueto, ou seja, da selva que era o gueto, ou dando a entender que o jungle era música do gueto. Dando um certo ar preconceituoso esse termo logo começou a causar problemas, as hipóteses para que o nome tenha virado drum and bass seriam de que, por o termo ser preconceituoso, as pessoas estavam querendo dar um ar étnico correto ao ritmo, mudando-o para drum and bass.
Já outra hipótese seria a de que, com as festas de jungle, o uso de drogas estava aumentando, e com a violência que o próprio consumo estava causando, o termo jungle teria ficado "sujo", logo, os promoters dessas festas receberam a idéia de mudar o nome para algo que seria lógico ao ouvir a música, e logo assim, teria surgido o termo drum and bass. Entretanto, o drum and bass se trata mesmo de uma evolução cultural e sonora do jungle, sendo a "nata" do jungle, ou seja, um som mais menos sincopado, misturando funk, hip-hop, house music, acid jazz, rock e atéritmos latinos na sua composição.
Ex.:
Burial
http://www.youtube.com/watch?v=bmW_r3XK2HA
O Drum n Bass é caracterizado por batidas em média de 170 BPM e surgiu no inicio da déc. de 90. O estilo que se desenvolveu no inicio dos anos 90 apenas mudou de nome mais ou menos em 1996. Surgiu principalmente de uma variação do hardcore breakbeat e do rave britânico. O drum and bass primordial (antigamente conhecido somente como jungle) juntamente com o Hardcore Breakbeat foi uma evolução sonora com origens em 3 gêneros diferentes: O Acid House inglês; O Bleep Techno; e o Techno Belga.
É durante a cena rave do fim dos anos 80 da grã Bretanha, Djs de Hardcore começam a acelerar os bpm´s de suas apresentações. É neste momento que começa a surgir o nome Jungle. Uns construíam faixas se utilizando de sonoridades mais leves e alegres (Happy Hardcore), outros se focavam em batidas e timbres mais pesados e ligados ao techno belga (Darkcore). Tanto o Darkcore quanto o Dancehall enfatizavam o ritmo da bateria e as linhas de baixo e tinham tempos (velocidade) parelhos.Samplea clássicas baterias do funk americano. Construção de ritmos muito mais complexos e caóticos.
Começou a se aproximar cada vez mais do dub, usando frases de baixo muito similares as do mesmo. As músicas começam a serem feitas já em 160-165 batidas por minuto tornando impossível a mixagem com o hardcore. Influência do ragga, dancehall assim como o hip hop. Este processo foi evoluindo ao longo dos anos e o Jungle evoluiu dentro deste nome de 92 até mais ou menos 96. Em 1996, o estilo Jungle começava a se ramificar cada vez mais na questão das influências utilizadas pelos seus produtores. Produtores de jungle mais influenciados pelo reggae começam a transformar a atitude do som em uma atitude um pouco agressiva. As festas começam a ficar um pouco mal vistas pelo público e pela mídia. Neste momento, os produtores estão lançando musicas com outras influencias que não o reggae e suas faixas começam a ser tocadas em rádios comerciais e não mais só nas rádios piratas. Estes produtores resolvem adotar um outro tipo de nome para o som que eles estavam fazendo já que suas influências eram diferentes e a mídia estava os hostilizando também. Começa-se a se utilizar o nome Drum and Bass. Com a mudança do nome e dos estilos e batidas utilizados, o estilo volta a cair nas graças da mídia.
Ex.:
Andy C.
http://www.youtube.com/watch?v=cjFlYbf7j1E
Dubstep é um gênero de música eletrônica surgido no sul de Londres, Inglaterra, no início da década de 2000. Se caracteriza por ser uma música instrumental eletrônica com influências das texturas e ritmos digitais do Dub dos anos 1980 e do ritmo urbano 2-step. Se diferencia do grime, bassline e grindie por geralmente não apresentar vocais ou rapping.
O dubstep evoluiu de forma independente na chamada cena UK Garage do Sul de Londres, derivado do House, do Drum'n'bass e, logicamente, do Dub. No início da década de 1990, após a explosão do Acid House e ao longo da era Hardcore da música eletrônica britânica, as raves também tocavam as músicas do UK Garage – nome dado ao House instrumental com maior velocidade, também conhecido como Speed Garage. O gênero é marcado pelo uso intenso e massivo de sub graves, sendo quase que como uma adoração aos sons de frequências baixas e também marcados pelos "Bass Drops" que são ápices da
musica onde o "bass" ou as "basslines" são introduzidos de forma brusca e impactante, também é marcado pela composição polirrítmica e inconstante, alem disso o dubstep é marcado pela criação de texturas melancólicas e temas obscuros. Outro gênero desenvolvido em paralelo ao Dubstep é o chamado Grime. Surgido na mesma cena e período, o Grime seria um espécie de estilo mais pop e menos cult do Dubstep.
Ex.:
Skrillex
http://www.youtube.com/watch?v=WSeNSzJ2-Jw
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário