terça-feira, 15 de maio de 2012

Música House, Acid House e Raves


O que é música House?

A música House é um estilo musical surgido em Chicago, nos Estados Unidos, na primeira metade da década de 1980. Em seus primórdios, era uma derivação da música Dance tocada no clube “The Wharehouse” (o único em Chicago na época), onde o Dj Frankie Knuckles – considerado por muitos como o “pai” da House - discotecava suas músicas de forma peculiar, que, ao invés de ser composta por hits Disco da década de 70, eram músicas do “underground”, desconhecidas pelo grande público, com uma batida mais sólida, linhas de baixo pesadas e um groove com bastante swing.

A origem do nome House, alvo de diversas teorias, teria surgido em Chicago, mais precisamente na loja de música “Imports”. Diversos Dj´s visitavam a loja em busca dos discos que eram tocados no clube “The Wharehouse”, que, por não ter um estilo musical definido, era chamado apenas de “música da Wharehouse”. Ao longo do tempo, o nome foi simplificado, restando apenas o “house”.



O elemento comum de quase toda música House é uma batida em 4/4 baseada em ritmos dançantes e repetitivos. O ritmo é dado pelas “drums machines”, “hi-hat chimbals”, linhas de baixo sintetizadas e, em muitos casos, acréscimos de “samples”, ou pequenos fragmentos de voz ou instrumentos de outras músicas. Mais tarde, com novas influências e vertentes, foram incluídas as “turntables”, os sequenciadores e os computadores pessoais. Com influência direta da tecnologia, o BPM (batimentos por minuto) da música House aumentou, tornando-a mais rápida, em um batimento por volta de 120 BPM. Apesar de toda a influência da música Disco, o House é muito mais eletrônico e minimalista, onde o groove e o ritmo são mais importantes do que a melodia em si, que no estilo House, também se comporta de maneira repetitiva e enfática.

A maioria dos projetos (desenvolvidos por DJs e produtores) e grupos de House tem como origem a Itália, a Alemanha e a Bélgica, além dos EUA e Reino Unido. A musica “On and On”, produzida em Chicago pelo Dj Jesse Saunders, é conhecida como a primeira gravação House.




O House começou a influenciar a música pop na Europa com hits como “House Nation” do House Master Boyz and the Rude Boy Of House (1987) e "Doctorin’ The House" do Coldcut (1988). Na metade da década de 80, a música House já era popular no Reino Unido, se espalhando por toda a Europa ao longo da década. Em 1990, o House já era tocado em todo o mundo e fazia parte do “mainstream”. Artistas como Madonna e Bjork incorporaram o estilo em seus respectivos trabalhos e, até hoje, a música House continua bastante viva e popular.

Acid House e as primeiras raves:

Acid House foi uma sub-vertente da house surgida na metade da década de 80, em Chicago, num trabalho chamado "Acid Traxx", feito pelos produtores DJ Pierre, Adonis, Farley Jackmaster Funk e Phuture. O Acid House é uma mistura de elementos da House com sons mais pesados e graves, os primeiros Dj´s do gênero utilizavam o sintetizador Roland TB-303 para dar este efeito, que foi descoberto acidentalmente. O nome “Acid” surgiu devido ao consumo de drogas como Ecstasy e LSD (chamado vulgarmente por acido) – substâncias populares nos clubes. O Dj Phuture, com sua faixa chamada “Acid Trax”, é considerado por muitos o responsável pelo nome do gênero.



No início o Acid House era apenas um fenômeno urbano de Chicago, porém em 1987 já estava agitando festas na periferia de Londres e tocando em rádios piratas inglesas. Em 1988, durante o “Summer Of Love”, o Acid surgiu com tudo atingindo as paradas de sucesso, tocando nas principais rádios do país.

As festas de Acid House deram origem às primeiras raves. No começo, as festas eram em lugares fechados e apenas para convidados. Porém, a força do novo estilo impulsionou as festas para lugares maiores e afastados dos grandes centros, devido ao grande público que as festas recebiam. A idéia de rave teria surgido em Ibiza, onde haviam festas promovidas ao ar livre, idéia que, posteriormente, foi levada à Londres.



No começo dos anos 90, o Acid House perdeu força, porém deixou uma grande influência na cultura popular e na música eletrônica, influenciando estilos como o Trance, Goa Trance, Psy Trance, Breakbeat, Big beat, Techno, Trip-hop e inclusive a música House moderna.

A faixa "Forever in Love" do projeto Sylver (2003), utiliza uma linha de baixo inteiramente influenciada por sons "Acid".





Integrantes: Christiano Gonçalves Squeff, Diogo Michelini, Victor Diaz Fuentes, Henrique Armendani, André Funaro Mortara,  Thiago Ferreira, Rene Senna.


Nenhum comentário:

Postar um comentário